expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Coaching - há séculos na moda



Outro dia, conversando com um conhecido, perguntei-lhe se sabia do que se tratava um processo de Coaching, ao que me respondeu: "sei que é uma coisa que está na moda"...

De fato, para as pessoas que ainda não passaram por um processo de Coaching, ou que tenham apenas ouvido falar, não é de se estranhar que o Coaching soe como algo moderno, sofisticado, caro e..."na moda"! Mal sabem que, de certa forma, determinadas ferramentas de Coaching vêm atravessando os séculos.

O processo, em linhas gerais, envolve um Coach (o profissional do Coaching) e um Coachee (o cliente). Diferente do que o senso comum acredita, o Coach não é necessariamente um "treinador", mas sim, alguém que auxiliará o Coachee a iniciar um processo de autoconhecimento e  movimento em direção a seus objetivos, sejam estes de aspecto pessoal ou profissional. O princípio está na assunção de que cada um de nós já traz em si todos os recursos necessários para atingir seus objetivos, precisando, apenas, descobrir onde estes recursos estão localizados em seu íntimo. Assim, o Coach trará luz ao caminho que levará o Coachee a seu objetivo, sem esquecer que a responsabilidade pessoal por seguir nesse caminho é do próprio Coachee.

Baseado em estudos científicos tão diversos quanto a Andragogia, Neurociência e Neurolinguística, entre outras, um processo de Coaching basicamente se dá a partir do chamado método socrático, que consiste em um diálogo com o Coachee com a função de reflexão e descoberta dos próprios valores e crenças. Assim, apesar de o Coaching ter sido impulsionado no campo esportivo nos anos 70, a raiz do método, por si só, está muito mais profunda do que uma "moda" pode estar.

Os benefícios do Coaching no que toca desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, crescimento profissional, senso de liderança, empoderamento e eficiência pessoal e profissional têm sido experimentados por milhares de pessoas ao redor do mundo, derrubando barreiras de crenças limitantes e gerando grandes transformações naqueles que buscam o processo, e o seguem visando suas metas na vida.

Por fim, o Coaching é capaz de proporcionar ao Coachee uma visão integrada de si mesmo, com todas suas limitações e fraquezas, bem como suas potencialidades e talentos. Participar de um processo de Coaching é olhar para si, e desse ponto de vista, para o futuro almejado.  Como proferiu o próprio Sócrates, na Grécia antiga: "Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás o Universo e os deuses".

Grato pela confiança,
Marcelo Pelissioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário